sábado, 24 de dezembro de 2011

O Porquê do Natal.


“Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)” (Mt 1:21-23).

Quem eram aqueles três ilustres cavalheiros que vieram ao palácio de Herodes? Eles chegaram com tanta reverência. Traziam consigo presentes e pareciam terem vindo de muito distante. Perguntavam pelo “Rei dos Judeus”, por isso os conduzimos à presença de Herodes. Na verdade, eles pareciam ser reis, mas por que reis reverenciariam um rei, seria o Rei dos reis? Descobrimos que não procuravam por Herodes, procuravam por uma criança. “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Is 9:6). Herodes ficou aflito: “não sou eu o rei dos judeus?”. Como podem estar procurando por outro. Uma pesquisa foi feita nos livros dos profetas e constataram que o menino deveria nascer em Belém da Judéia (Mq 5:2). (Mt 1)

“Ora, havia, naquela mesma comarca, pastores que estavam no campo e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho. E eis que um anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: achareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens! E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém e vejamos isso que aconteceu e que o Senhor nos fez saber. E foram apressadamente e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura. E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita. E todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam. Mas Maria guardava todas essas coisas, conferindo-as em seu coração. E voltaram os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito” (Lc2:8-20).

O Natal é mais do que o nascimento de Jesus Cristo, é o início da maior expressão do amor de Deus: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16).

“Deus o ama infinitamente mais do que possa imaginar. [...] É o sacrifício do Filho de Deus por você. [...] Se você quiser saber quanto importa para Deus, olhe para Cristo com os braços estendidos na cruz dizendo: “Eis o tanto que eu o amo! Prefiro morrer a viver sem você!”
(Rick Warren).

Muitos cristãos questionam-se se devem ou não comemorar o Natal, então eu pergunto: “se nós cristãos não comemorarmos, quem ira fazer isso?”. O Natal é uma data conhecida mundialmente, é claro que muitos tem distorcido o sentido do Natal, outros aproveitam para aumentar o lucro em seus negócios. Até a figuras como o papai Noel foram introduzidas para desviar o foco do verdadeiro sentido do Natal, e cabe a nós proclamarmos essa mensagem, pois sabemos e entendemos seu real significado. Eu quero desafiá-lo a levar essa mensagem, digo, do Natal, a pelo menos uma pessoa, alguém que desconhece seu verdadeiro significado. Pergunte algo como: “Você sabe por que existe o Natal?”. Fale do Amor de Deus, pois é isso que expressa o porquê do Natal!

Sabemos todos os dias são propícios para meditar no amor de Deus por nós, mas aproveite este dia para fazer isso de uma forma especial, pois sabemos que Jesus está vivo!


Tenham todos, um Feliz Natal!


“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5:8).


Ev. Elias Codinhoto.