quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SEM DIREÇÂO


“Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;” (Gn 12:1)
Quando Abraão saiu de sua terra, não sabia para onde ia, nem o que encontraria , não sabia se era uma terra fértil ou um deserto; Deus apenas lhe disse: “Eu te mostrarei”; ou seja: Deus estava dizendo: “Abraão vem comigo, fique perto de Mim, vou guiar seus passos, e quando chegar a , Eu te aviso”.
Somos chamados por Deus e, muitas vezes não sabemos para onde exatamente, não sabemos se devemos ficar aqui ou ir para e, desejamos saber qual é vontade de Deus para nossas vidas, pois o nosso desejo é estar no centro de sua vontade. Mas por que Deus nos deixa no escuro? – Deus nos deixa as escuras porque quer que o conheçamos, vejam bem: Abraão precisava estar atento, não sabia onde era esta terra, nem o que encontraria , ele dependia de Deus, não sabia o caminho, precisava andar com Deus, observar seus movimentos, ouvir atentamente suas palavras; ele apenas creu, e seguiu atento, por isso conheceu a Deus, e foi chamado de Amigo de Deus (Tg 2:23). O patriarca aprendeu a confiar em Deus, porque seus olhos não estavam na terra, não estava em um lugar qualquer, mas estava em Deus; como nos diz Paulo: “...esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, ...Cristo Jesus” (Fl 3:13-14). Você tem promessas em sua vida? Saiba que Deus nunca falha! Jamaischeque sem fundos, é a assinatura dEle que está sobre sua vida; pode ir até o banco, porque o deposito foi feito, o sangue de Cristo foi depositado sobre sua vida, Deus pagou por nossas vidas, e pagou adiantado, antes de sermos gerados o deposito estava na conta.
É muito diferente quando você pensa que sabe para onde ir, quando traçamos nossos próprios planos ou quando o alvo não é Cristo. O povo de Israel sabia para onde estavam indo, eles sonhavam com a terra que manava leite e mel, desejavam morar na terra e serem livres. Deus tirou o povo do Egito com grandes milagres, abriu o mar, destruiu o exercito de faraó, enviou o maná no deserto, fez brotar água da rocha; mas o povo continuava olhando para Canaã; afinal haviam esperado muito, 430 anos, não tinham tempo para conhecer a Deus. A cada milagre, Deus estava dizendo: Hei! Estou aqui, estou andando com vocês, não tem o que temer.
Foram 603.550 homens maiores de 20 anos que saíram do Egito, sem contar os menores de 20 anos, as mulheres e toda tribo dos levitas (Nu. 1:45-46); e por incrível que pareça, só três conheceram a Deus, só três prestaram atenção em quem os conduzia, somente Moises, Josué e Calebe sabiam que Deus era poderoso para lhes dar a terra, será que só eles viram os milagres, só eles viram o mar se abrir, só eles comeram o maná? – Não! Todos viram, todos comeram, mas eles queriam a terra, e Deus queria se revelar a eles.
O inimigo quer nos cegar, não quer que olhemos para Deus, ele nos mostra os problemas e as dificuldades para não vermos a saída. Mas Deus esta nos dizendo: Hei! Estou aqui, estou andando com você, olhe para mim, veja tudo que fiz em sua vida, posso fazer mais, apenas olhe para mim.
Marta queria servir o Mestre, mas Maria conhecia Jesus, e sabia que não tinha nada para oferecer a Ele, por isso, sentada aos seus pés, ouvia atentamente suas palavras. Algumas pessoas querem muito fazer algo para Deus, e se esforçam muito para agradá-lo, outras simplesmente se rendem, e ouvem o que Ele quer que façam.
Esta manhã eu fui a uma consulta em um dentista, para não errar o caminho, liguei meu GPS no celular. Como estava de moto, não tinha como visualizar a tela do GPS, porém podia ouvir as instruções pelo fone de ouvidos. Dirigi por cerca de meia hora por uma extensa avenida, e a única informação que ouvia era: “siga em frente”. Se você se sente perdido, continue na ultima direção que recebeu, siga em frente, quando Deus desejar mudar sua direção, Ele vai te avisar. O importante é não parar, não desistir, continue seguindo em frente.
Não deixe que satanás venha tirar-lhe a visão, não olhe para seus problemas, não olhe para as dificuldades, pois em tudo isso Deus quer se revelar a você, Ele esta dizendo: “Olhe para Mim, Eu sou o autor e consumador da vossa fé” (Hb 12:2). O importante não é para onde está indo, e sim com quem está indo. Apenas se concentre em ouvi-lo, não importa se o caminho é difícil, não importa se há escassez, o que importa realmente é obedecer. Ouça a voz, busque a Deus em oração, ouça-o falando através de igreja, das circunstâncias, da Bíblia e em seu coração.
“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” (2Co 4:17-18)
Ev. Elias Codinhoto

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Deus está comigo?

Atos 28:1-6

Você já fez está pergunta: Deus está comigo?

Será que em meio aos problemas que atravesso Ele está comigo?

Após sobreviver a um naufrágio, o apostolo Paulo é picado por uma cobra mortífera e, os nativos da ilha de Malta concluem: “Certamente esta homem é assassino, pois, tendo escapado do mar, a justiça não lhe permite viver...” “Mas, tendo esperado muito tempo e vendo que nada de estranho lhe sucedia, mudaram de idéia e passaram a dizer que ele era um deus”.

Num momento, ele era assassino, em outro, se torna um deus, parece estranho, mas, é dessa forma que muitas vezes julgamos as pessoas: se estiver trabalhando em um bom emprego, Deus está com ele, está com saúde, sem dividas, há harmonia em seu lar, tudo está dando certo, Deus está contigo. Mas se perdeu o emprego, ficou doente, está endividado, há conflitos no lar, tudo está dando errado, chiii! Deus o abandonou. Será que as circunstâncias que enfrento determinam se estou com Deus? Afinal, como saber se Deus está comigo? Será que as adversidades são sinais da ausência de Deus? Afinal, como saber se Deus está comigo?

Se você já aceitou Jesus como seu Salvador e permanece crendo que o sacrifício dEle é suficiente para o salvar, certamente Deus está contigo. Veja bem! Não basta crer, é preciso permanecer, ser fiel até o fim (Ap 2:10). Por muito tempo eu servi a Deus para ser salvo, achava que minhas boas obras me garantiriam a salvação, se alguém me perguntasse: “você é salvo?” eu respondia: “estou tentando”, como se dependesse de mim mesmo para conquistar a salvação. Até que compreendi o que é Graça (favor imerecido), desde então, não sirvo mais a Deus para ser salvo, mas, porque fui salvo. Servir a Deus é resultado de ter sido salvo, mas de maneira nenhuma para ser salvo.

Disse Jesus: “Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28:20b). Não é a minha percepção ou as circunstancias que determinam se Deus está comigo, e sim o crer em Jesus e em sua Palavra. Deus não pode mentir (Nm 23:19), se disse que estará conosco, assim será e ponto.

As adversidades servem para o aperfeiçoamento do cristão, elas vem para aumentar a sua fé, passar por lutas não significa ser abandonado, veja o que diz o apostolo Pedro: “Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria. Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da Glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês. Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso, ou como quem se intromete em negócios alheios. Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a deus por meio desse nome. (...) Por isso, mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar sua vida ao seu fiel Criador a praticar o bem”. (1Pe 4:12-19)

Deus não o desamparou, Ele está contigo!

“Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam” (Tg 1:12).

Ev. Elias Codinhoto