sábado, 23 de outubro de 2010

QUAL A VONTADE DE DEUS?

JEREMIAS 42:1-43:7

“Então, chegaram todos os capitães dos exércitos, e Joanã, filho de Careá, e Jezanias, filho de Hosaías, e todo o povo, desde o menor até ao maior, e disseram a Jeremias, o profeta: Apresentamos-te a nossa humilde súplica, a fim de que rogues ao SENHOR, teu Deus, por nós e por este resto; porque, de muitos que éramos, só restamos uns poucos, como vês com os teus próprios olhos; a fim de que o SENHOR, teu Deus, nos mostre o caminho por onde havemos de andar e aquilo que havemos de fazer.” (Jr 42:1-3)

Já se encontrou desesperado na hora de tomar alguma decisão, como quem se depara com uma bifurcação numa estrada e não sabe que direção seguir? – acredito que não! Essas coisas só devem acontecer comigo. Quem sabe os zimbabuanos também passem por isso, mas você com certeza não, ou estou enganado?

CATIVOS DA DESOBEDIÊNCIA

O povo de Israel estava sobre domínio de Nabucodonosor, rei da Babilônia, por causa de seus pecados (Jr 19:5), vejam o que diz no Salmo 106:34-42: “Não destruíram os povos, como o SENHOR lhes dissera, antes, se misturaram com as nações e aprenderam as suas obras, e serviram os seus ídolos, que vieram a ser-lhes um laço. Demais disto, sacrificaram seus filhos e suas filhas aos demônios; e derramaram sangue inocente, o sangue de seus filhos e de suas filhas, que sacrificaram aos ídolos de Canaã, e a terra foi manchada com sangue. Assim, se contaminaram com as suas obras e se corromperam com os seus feitos, pelo que se acendeu a ira do SENHOR contra o seu povo, de modo que abominou a sua herança e os entregou nas mãos das nações; e aqueles que os aborreciam se assenhorearam deles. E os seus inimigos os oprimiram, humilhando-os debaixo das suas mãos”. Deus mandou que Israel destruísse todos os povos que habitavam a terra prometida, mandou que os dizimassem, e eles desobedeceram à ordem de Deus. Mas por que Deus deu tal ordem?

INFLUENCIANDO OU SENDO INFLUENCIADO?

Deuteronômio 9:5 diz: Não é por causa da tua justiça, nem pela retidão do teu coração que entras a possuir a sua terra, mas, pela impiedade destas nações, o SENHOR, teu Deus, as lança fora, de diante de ti; e para confirmar a palavra que o SENHOR, teu Deus, jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó.

1º) Deus mandou destruí-los, por causa da própria maldade daqueles povos.

2º) Para que Israel não fosse influenciado por aquelas nações; como aconteceu, por desobedecerem a Deus acabaram praticando as mesmas obras, a ponto de matarem seus filhos em sacrifício aos demônios.

Vivemos em um mundo caído, “...o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (2Co 4:4). Todos os dias encontramos pessoas cegas, com suas mentes contaminadas pelo pecado, além da mídia, que influenciam o mundo com ensinos de demônios (1Tm 4:1), o que era certo, passou a ser “errado”, e o errado passou a ser “certo” para este século, muitos tem aceitado esse raciocínio como verdadeiro.

O povo de Israel foi influenciado por aqueles povos, e praticaram as mesmas obras, então veio à ira de Deus sobre eles. Do mesmo modo, muitos evangélicos acabam abandonando a fé. Pessoas que conhecem a verdade se desviam dos caminhos do Senhor seguindo a voz deste século, principalmente jovens; eles dizem: “meus amigos podem, por que eu não posso, eles fazem, por que não posso fazer?”. Mas ainda ressoa a voz de Cristo: “Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mt 5:13-16). Deuteronômio 28:13 diz: “O SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir”. Deus nos colocou por cabeça e não cauda, nós devemos influenciar o mundo, e jamais ser influenciado por ele.

O Senhor nos chamou para conduzirmos os cativos à liberdade que há em Cristo.

Mas se o sal for insípido, com que se há de salgar?

Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! (Mt 6:23)

Agora eu pergunto: você tem influenciado ou tem sido influenciado? Está agindo coma cabeça ou cauda?

SOFREMOS FORA DA VONTADE DE DEUS

O povo sofria por não fazer a vontade de Deus. Neste período Zedequias reinava em Judá sobre domínio Babilônico, mas ele se rebelou contra o rei da Babilônia. Deus enviou o profeta Jeremias para profetizar contra Zedequias, mandando que ele se rendesse a Nabucodonosor. Mas os falsos profetas profetizavam contra Jeremias, dizendo que Zedequias prevaleceria diante do rei da Babilônia. Jeremias foi tratado como se fosse falso profeta, foi castigado e preso, até que suas profecias se cumpriram, pois foi Deus que o enviou pregar e, o que Deus fala sempre se cumpre. Em Deuteronômio 18:21-22 diz: “Se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou? Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele”.

Zedequias sofreu por não fazer a vontade de Deus, pois como Jeremias falou aconteceu; Jerusalém foi conquistada novamente, seus muros foram derrubados, o povo foi levado cativo para a Babilônia, os filhos de Zedequias foram mortos diante dele e seus olhos foram furados, e aos mais pobres da terra, que nada tinham, foram deixados na terra e foi lhes dado vinha e campos naquele dia. (Jr.39:1-10)

Gedalias, foi nomeado governador de Judá, e Jeremias ficou com ele. Sucedeu, porém, que, no sétimo mês, veio Ismael, que era da semente real, e dez homens com ele, e feriram Gedalias, e ele morreu, como também os judeus, e os caldeus que estavam com ele em Mispa.(2Rs 25:25/Jr 41:1-3), e conduziam cativo o restante do povo para o território de Amom, inclusive Jeremias, o profeta. Então, Joanã, e todos os príncipes dos exércitos que estavam com ele perseguiram Ismael e resgataram o resto do povo, mas Ismael escapou com oito homens para o território de Amom.

PERGUNTAR ANTES DE PROSSEGUIR

“Tomou, então, Joanã, filho de Careá, e todos os príncipes dos exércitos que estavam com ele a todo o restante do povo que Ismael, filho de Netanias, levara cativo de Mispa, depois de ter ferido a Gedalias, filho de Aicão, isto é, os homens valentes de guerra, as mulheres, os meninos e os eunucos que havia recobrado de Gibeão; partiram e pararam em Gerute-Quimã, que está perto de Belém, para dali entrarem no Egito, por causa dos caldeus; porque os temiam, por ter Ismael, filho de Netanias, ferido a Gedalias, filho de Aicão, a quem o rei da Babilônia nomeara governador da terra.” (Jr 41:16-18 – grifo do autor)

Joanã com o remanescente do povo parou em “Gerute-Quimã”, e é para lá que vamos agora:

ü Gerute no hebraico significa = lugar de abrigo, hospedagem, alojamento, pousada, etc.

ü Quimã significa = seu desejo.

Gerute-Quimã era um lugar de abrigo ou hospedagem, próximo a Belém, na terra que provavelmente Davi tenha dado a Quimã que foi um seguidor e provavelmente um filho de Barzilai o Gileadita, um homem muito rico que sustentou Davi enquanto estava refugiado, por causa de seu filho Absalão, em Maanaim (2Sm 19:31-38). Mas, para nós é exatamente o que estava no coração daquele peque povo, Gerute-Quimã, “desejo de abrigo”, desejo de segurança, eles procuravam proteção, fugiam da guerra, estavam cansados, temiam Ismael que poderia voltar com mais homens; e temiam o rei da Babilônia; eles queriam se abrigar no Egito, pois acreditavam que lá teriam comida e segurança, o Egito era para eles a melhor opção. Alguém, porém, se lembrou: “Jeremias o profeta do Senhor esta conosco, vamos consultar a Deus para saber que caminho seguir”, pois, seguindo eles os desejos de seus corações não chegaram a lugar algum, só se machucaram. Eles esperaram a situação ficar totalmente confusa, e só depois se lembraram de pedir orientação a Deus (é claro que isso não acontece conosco, só em Zimbábue).

Não espere as coisas saírem do controle para se voltar a Deus, não espere chegar ao fundo do posso para pedir socorro, não devemos começar andar e depois perguntar a Deus o caminho, pergunte antes de seguir. Pedro não esperou para pedir socorro ao Mestre, poderia ter tentado nadar, pois era um experiente pescador, sabia nadar (Jo 21:7-11), mas assim que começou a afundar gritou: “Salva-me, Senhor!” (Mt 14:30).

Estamos nós aqui, parados em Gerute-Quimã. Talvez você esta tentando decidir se casa ou compra uma bicicleta. – Qual seu receio? Do que tem medo? Por que se esconde? – Qual à vontade de Deus? O que Deus quer que faça? Por qual caminho seguir? – Esta foi à pergunta que fizeram a Jeremias: “roga por nós ao SENHOR, teu Deus, por todo este resto; porque de muitos restamos uns poucos, como vêem os teus olhos; para que o SENHOR, teu Deus, nos ensine o caminho por onde havemos de andar e aquilo que havemos de fazer.” (Jr 42:2-3).

DECEPCIONADO COM A RESPOSTA

Eles perguntaram qual à vontade de Deus, mas como já vimos, o desejo de seus corações era descer ao Egito, eles queriam um lugar de abrigo, e acreditavam que o Egito era este lugar. Mas a resposta de Deus foi contraria as suas expectativas, Deus lhes diz: “Se de boa mente ficardes nesta terra, então, vos edificarei e não vos derribarei; e vos plantarei e não vos arrancarei, porque estou arrependido do mal que vos tenho feito. Não temais o rei da Babilônia, a quem vós temeis; não o temais, diz o SENHOR, porque eu sou convosco, para vos salvar e para vos fazer livrar das suas mãos. E vos farei misericórdia, para que ele tenha misericórdia de vós e vos faça voltar à vossa terra.” (Jr 42:10-12)

Que decepção! Eles estavam esperando uma resposta e Deus lhes deu outra. Aqueles que nos versos 5 e 6 diziam: “Seja o SENHOR entre nós testemunha da verdade e fidelidade, se não fizermos conforme toda a palavra com que te enviar a nós o SENHOR, teu Deus. Seja ela boa ou seja má, à voz do SENHOR, nosso Deus, a quem te enviamos, obedeceremos, para que nos suceda bem, obedecendo à voz do SENHOR, nosso Deus”. Agora dizem: “Tu dizes mentiras; o SENHOR, nosso Deus, não te enviou a dizer: Não entreis no Egito, para lá peregrinardes.” (Jr 43:2b).

Gerute-Quimã significava não só “desejo de abrigo”, mas também “lugar de abrigo para seu desejo”. Não fui isso que Jesus disse?: “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.” E também: “porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Lc 6:45 e 12:34). Eles já tinham pré-estabelecido em seus coração descer ao Egito, eles na verdade não estavam dispostos a obedecer a Deus, não estavam perguntando qual a vontade de Deus para cumpri-la, é como alguém que pede uma opinião, e não uma direção. Só não compreendiam que: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17:9 RA). Em outra tradução diz: “Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado.” ( Jr 17:9 NTLH)

Deus muitas vezes nos manda seguir por onde não queremos. Planejamos nosso trajeto, mas sentimos Deus nos direcionando para outro lado, e dizemos: “não pode ser de Deus!”. Na realidade o que queremos é seguir nosso próprio coração, nosso enganoso e corrupto coração.

CONCLUSÃO:

ü Nunca haverá segurança ou proteção divina fora da vontade de Deus.

ü Devemos saber que “Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós” (Ef 3:20). À vontade de Deus é sempre melhor que a nossa. “Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite”. (Sl 90:4)

ü Antes de perguntarmos a Deus qual a sua vontade para nossas vidas, temos que estar dispostos a cumpri-la, e poder dizer: “Ó Deus! Se o Senhor me mostrar a sua vontade vou fazê-la, seja ela qual for, pois sei que é o melhor para mim”. Foi este o exemplo que Jesus nos deu no Getsêmani, quando orou dizendo: “Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua”. (Lc 22:42). Não estou dizendo que não devemos pedir a Deus aquilo que desejamos, estou dizendo que devemos pedir segundo a sua vontade, dizendo sempre: “mas que seja feita a sua vontade e não a nossa!”.

ü Ao invés de perguntar a Deus qual vontade dEle para sua vida, experimente perguntar apenas: qual é à vontade dEle, pois é mais fácil obter respostas, à vontade de Deus está expressa na Bíblia Sagrada, basta ler, e saberemos qual a sua vontade. A vontade dEle para nossas vidas se cumprira, se estivermos seguindo seus mandamentos. José não estava tentando ser governador do Egito, ele simplesmente fez a vontade de Deus, obedeceu a seus mandamentos, não se contaminou com a mulher de Potifar, e mesmo na prisão, não blasfemou, e Deus o conduziu para o centro de sua vontade, fazendo-o senhor no Egito.

ü Há outra coisa importante, no verso 7 diz assim: “Ao fim de dez dias, veio a palavra do SENHOR a Jeremias”. Quando buscamos a vontade do Senhor, devemos ser pacientes, Jeremias que era profeta, aguardou dez dias, Daniel aguardou vinte e um dias a resposta de Deus (Dn 10:13), e nós muitas vezes queremos a resposta de Deus imediatamente, saiba que Deus nunca se atrasa, sua hora é perfeita. Saul não teve paciência para esperar, e seu reino foi dado a outro (1Sm 13:8-14).

DESAFIO

Estar no centro da vontade de Deus é o nosso desafio todos os dias, e o amor é a nossa motivação, Jesus nos disse: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada”. (Jo14:23)

LEITURA FINAL

Salmo 40:8 – “Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração”.

Ev. Elias Codinhoto.