segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Fundo do Poço


“Por que o que eu temia me veio, e o que receava me aconteceu?”
(Jó 3:25)

Há algum tempo, fiz uma viagem insólita até um lugar conhecido por todos como o “fundo do poço”. É o tipo de vigem que não planejamos fazer, e sempre nos pega despreparados. Pelo caminho me sentia sozinho, mesmo estando com a multidão, como Jacó no Vau de Jaboque (Gênesis 32:22). Amigos estenderam a mão procurando amortecer o impacto, mas foi inevitável não chegar ao fundo. A dor da perda, decisões erradas, decepções... me corroíam. Ao chegar ao fundo e sentir o solo sob meus pés, me senti como uma fagulha infinitesimal, como um grão de areia no deserto, uma gota d’água no oceano. Procurava por alguma coisa que me impulsionasse para cima, algo para me apoiar, que não permitisse que eu sucumbisse. Foi então que vi a “luz”, o que parecia declínio total se tornou o clímax de minha vida. Experimentei uma transformação tão profunda que mudou a essência de minha vida, como Asafe no salmo 73:17, que ao entrar no templo foi transformado intimamente e saiu sem suas queixas, uma experiência única de quem esteve lá! No “fundo do poço”. É ali que muitos sucumbem ou renascem para vida. No meu caso, “renasci”. Quando não tinha mais nada, percebi que tinha tudo! Descobri que meu maior bem estava em mim mesmo, a vida! A dádiva do livre arbítrio, a escolha, o domínio e a responsabilidade por minhas decisões. A alegria de estar vivo me trouxe esperança e emergi do fosso de meus temores. Foi então que vi Deus! Como Jó o viu; não nos dias de sua prosperidade, e sim ao retornar da profundeza de sua amargura: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem” (Jó 42:5). Jó, como muitos outros, só conheceu a Deus verdadeiramente após passar pelo “fundo do poço”.
Em II REIS 7:1 Eliseu faz uma previsão que qualquer corretor da Bolsa de Mercadorias sonha em ouvir, ele previu a cotação do dia seguinte. Quem nunca pensou ou sonhou em saber o numero da mega sena ou da loto. Se existisse Bolsa naquela época, seria uma oportunidade única. Saber o futuro! Quanta gente sonha com isso. Você já desejou saber o futuro?
Eu preciso te dizer uma coisa: “a igreja não está à mercê da sorte, nosso futuro já foi previsto, e nesta previsão eu e você somos mais que vencedores por aquele que nos amou” (Rm 8:37). Nosso futuro já está garantido, nosso lugar junto ao Pai já está preparado! (João 14:2).
Mas como crer nas promessas quando as coisas não estão bem? Como crer nas mudanças que parecem impossíveis aos nossos olhos? Como ter esperança quando se está no fundo do poço?
A situação em Samaria estava terrível, o exército dos sírios tinha cercado a cidade e o povo não podia sair ao campo para buscar alimento, a fome era tanta que uma mulher coseu e comeu o próprio filho. O rei ao saber disso culpou Deus, e determinou matar seu profeta.
Quantas vezes culpamos Deus pelo que estamos passando, queremos respostas rápidas e por não tê-las culpamos a Deus por estarmos sofrendo, nos revoltamos com seus ministros, como se fossem culpados por nosso sofrimento.
Se você está no fundo do poço. Tenho uma boa noticia:
Para quem está no fundo do poço só tem uma direção a seguir: para cima!
No versículo 2 vemos a descrença do capitão do rei, ele não apenas descreu que Eliseu falava em nome de Deus, mas descreu que Ele era capaz de realizar a profecia, ainda mais em tão pouco tempo.
Quanto tempo Deus precisa para mudar sua situação? Um mês? Uma semana?
Deus pode mudar sua situação do dia para a noite, Ele pode mudá-la agora!
É necessário crer, não tome a postura do capitão do rei, crê somente!
Hebreus 11:6 “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.
Creia e a sua resposta vira antes que você imagina.
Salmos 30:5 “Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã”.
Na época em que trabalhei como condutor escolar foi um tempo difícil, minha situação financeira estava precária. Um dia comentei com meu ajudante: “você sabia que Deus pode mudar esta situação a qualquer momento?!”, na mesma semana eu fui chamado de volta à um antigo emprego na Bolsa de Mercadorias & Futuros, não tive a capacidade de prever as cotações futuras, mas minha situação mudou do dia para a noite.
Nunca duvide do que Deus pode fazer!
Agora veja! Se as coisas em Samaria iam de mal a pior, imagine a situação de quatro homens leprosos que mendigavam as portas da cidade (2RS 7:3). Além da doença que foram acometidos, não podiam entrar na cidade (Lv 13:46), mas ainda que entrassem só encontrariam fome, se houvesse um ataque seriam os primeiros a morrer, pois estavam do lado de fora dos muros e a sua volta estava o inimigo. Já te deixaram de fora alguma vez? Não te chamaram para a festa? Seus companheiros de trabalho estão te deixando de lado? Você tem ficado de fora das panelinhas? – Eu te garanto uma coisa: “se Deus te permitiu ficar de fora, é porque a panela está vazia, se Ele não te deixou entrar é porque há fome na cidade!”
Bem! Como disse a princípio: “Para quem está no fundo do poço só tem uma direção a seguir: para cima!”, essa verdade está bem clara em II Reis 7:4, aqueles leprosos se levantaram e disseram uns aos outros: “não temos nada a perder”, e partiram para o arraial do inimigo. A vitória estava onde menos podiam esperar, leia esta maravilhosa História em II Reis capítulo 7 e descubra o que aconteceu com aqueles homens.
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Romanos 8:28
Como diz um ditado popular: “nem tudo está perdido”. Para você que é filho de Deus e não está à mercê das circunstâncias, o “fundo do poço” não é o fim, é apenas um lugar para repor as energias e seguir adiante.
Te vejo na superfície!

Ev. Elias Codinhoto

sábado, 7 de fevereiro de 2009

ELE FOI PRIMEIRO AO PAI


“Então, foram a um lugar chamado Getsêmani; ali chegados, disse Jesus a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou orar”.
(Marcos 14:32)

Junto com os primeiros raios de sol daquele dia, veio também à agonia, Ele sabia exatamente o que estava por vir, sentiria na pele toda dor descrita pelos profetas:

“Desperta, ó espada, contra o meu pastor e contra o homem que é o meu companheiro, diz o SENHOR dos Exércitos; fere o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas; mas volverei a mão para os pequeninos”.
(Zacarias 13:7)
“Porque os meus dias, como fumaça, se desvanecem, e os meus ossos ardem como em fornalha. Ferido como a erva, secou-se o meu coração; até me esqueço de comer o meu pão. Os meus ossos já se apegam à pele, por causa do meu dolorido gemer”.
(Salmos 102:3-5)
“Cães me cercam; uma súcia de malfeitores me rodeia; traspassaram-me as mãos e os pés. Posso contar todos os meus ossos; eles me estão olhando e encarando em mim”.
(Salmo22:16-17)
“Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”.
(Isaías 53:4-5)
“Tu conheces a minha afronta, a minha vergonha e o meu vexame; todos os meus adversários estão à tua vista. O opróbrio partiu-me o coração, e desfaleci; esperei por piedade, mas debalde; por consoladores, e não os achei. Por alimento me deram fel e na minha sede me deram a beber vinagre”.
(Salmo 69:19-21)

Jesus sabia exatamente o que iria passar, estando ainda na eternidade, seu sofrimento já era “conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós” (1 Pedro 1:20). Ele planejou cuidadosamente aquele dia, celebrou a páscoa com seus discípulos, mas não podia esconder sua preocupação e “angustiou-se Jesus em espírito...” (João 13:21). Ele estava para viver os piores momentos de sua vida, contudo, não se queixou a ninguém, não buscou socorro humano, mas, com a mesma consciência do salmista Davi que disse: “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra” (Salmo 121:1-2), assim Jesus foi primeiro ao Pai, “Então, foram a um lugar chamado Getsêmani; ali chegados, disse Jesus a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou orar” (Marcos 14:32). “E lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai” (Marcos 14:34). Ele não omitiu aos seus discípulos como estava a sua alma, porém, primeiro foi falar com Deus. A Bíblia nos descreve este momento desta forma: “E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra” (Lucas 22:44). Nunca vimos antes um relato parecido, uma agonia tão profunda que suor se transforma em sangue, e Ele foi primeiro em busca de Deus, como descreva Max Lucado (2008, p. 130): “O primeiro a ouvir seus temores foi o Pai. Ele poderia ter ido à sua mãe. Ele poderia ter confiado em seus discípulos. Poderia ter convocado uma reunião de oração. Tudo isso teria sido apropriado, mas nada disso era prioridade dele. Ele foi primeiro ao seu Pai”. Nossa tendência natural é ir primeiro a qualquer outro lugar, bares, drogas, amigos, visinhos, livros de auto-ajuda. Olhamos primeiros para os “montes”, deles, porém, não nos vem auxílio, nosso socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra. Como afirmou o evangelista John Wesley: “Deus não faz nada a não ser como resposta de oração”. Devemos recorrer primeiramente ao Senhor em oração, “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7), “com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6:18). “E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados” (Tiago 5:15).

Recorra ao Senhor em seus momentos de desespero, conte para Ele suas angústias, feche a porta de seu quarto, e que Deus seja o primeiro a ouvir suas petições (Mateus 6:6)। Ministre sobre sua própria alma, como fazia Davi: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” (Salmos 42:5).

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),
(Gálatas 3:13)

Cristo nos resgatou e nos deu abrigo em suas asas (Salmos 17:8, 36:7, 57:1, 61:4, 63:7, 91:4), que seja Ele o primeiro a ouvir seu Clamor

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades”.
Salmos 57:1

Ev. Elias Codinhoto